Advertisements

11 Sinais De Um Dos Cânceres Mais Fatais Que Você Provavelmente Iria Ignorar

Advertisements

Sponsored Links

Nós não pensamos em nosso pâncreas com frequência – é um orgãozinho de quinze centímetros escondido por trás do estômago. Mas ele faz um serviço muito importante, ajudando na digestão e controlando o nível de açúcar no sangue. Quando o pâncreas é a fonte de células cancerígenas, isso pode significar desastre!

Câncer de pâncreas é muito perigoso, pois normalmente não apresenta sintomas no começo.

Entretanto, há alguns sinais que, quando levados em conta como um todo, podem te levar ao médico a tempo do tratamento.

Pelo bem da sua saúde, leia com atenção cada sintoma de nossa lista e faça exames imediatamente se você tiver uma combinação de qualquer um deles.

1. Inchaço

É muito comum sentir um certo inchaço após as refeições, especialmente se você comer demais. Também é frequentemente um efeito colateral do ciclo menstrual nas mulheres.

Porém, se o inchaço não desaparecer com o passar dos dias e não for relacionado à menstruação, pode ser sinal de câncer de pâncreas. Com o crescimento de tumores, pode haver uma dilatação da barriga.

Muitas pessoas com câncer de pâncreas relataram inchaços abdominais desconfortáveis e sensação de estarem cheias demais após comer pouquíssimo.

2. Icterícia

Tumores no pâncreas normalmente bloqueiam o duto que lança a bile no intestino, chamado de duto biliar. Por sua vez, a bilirrubina aumenta na corrente sanguínea e causa uma condição chamada icterícia.

Se você tiver icterícia, sua pele e olhos ficarão amarelados e você pode sentir coceiras intensas. Há muitas causas da icterícia que não são câncer, mas em todo caso você deve ir ao médico. Indiferente do que for, a causa precisa ser tratada.

3. Resíduos corporais fora do comum

Outro sintoma de câncer de pâncreas é urina marrom escura e fezes gordurosas acinzentadas. Ambos são sintomas tradicionais de icterícia causados por um tumor bloqueando a produção de bile no pâncreas.

Bilirrubina é a substância que normalmente dá às fezes a coloração marrom, mas quando a produção é afetada por um tumor, ela acaba ficando presa no sangue.

Com o aumento no nível de bilirrubina na corrente sanguínea, ela acaba saindo pela urina, deixando o líquido de cor marrom escura. As fezes que estejam com níveis baixos de bilirrubina, por outro lado, acabam ficando acinzentadas.

Urina escura também pode ser causada por desidratação, e mudanças nas cores das fezes têm muito a ver com o que você comeu recentemente. Mas se você notar urina escura e fezes cinzas de forma regular, pode ser um grande sinal de alerta.

4. Dor abdominal

A maioria das pessoas com câncer de pâncreas – em torno de 80% – relatam uma dor persistente, maçante e crônica que parte da região superior do abdômen, às vezes indo até as costas.

Apesar de que a dor pode ficar desaparecendo e voltando no começo, é tipicamente mais intensa pela noite e vai de leve a severa com o passar de semanas ou meses. A localização da dor é um sinal para que os médicos saibam onde procurar por tumores.

5. Dor nas costas

Com o crescimento do tumor no pâncreas, há uma pressão em órgãos internos, músculos e na coluna. Isso pode causar dor maçante na região lombar.

É um sintoma complicado, porque dor nessa região pode ser causada por todo tipo de coisa, desde ciclo menstrual até uma noite mal dormida ou trabalho intenso. Deve ser levada em conta caso a dor aparente estar conectada a algum tipo de dor no abdômen ou se não ficar menos intensa após vários dias.

6. Perda de apetite

Sponsored Links

Outro efeito colateral do crescimento de um tumor no corpo é a pressão no estômago que pode reduzir o apetite. Se você se sentir cheio mesmo que não tenha comido nada há horas, ou se só estiver conseguindo comer uma pequena quantidade do que normalmente comeria, vá ao médico.

Pressão em seu estômago também pode causar dores ao comer. Um sintoma relacionado que afeta o apetite é o gosto das comidas. Pacientes com câncer de pâncreas normalmente reclamam que a comida está com um gosto estranho.

7. Perda de peso

Obviamente, se estiver tendo problemas para comer, você vai acabar perdendo peso. Mas não é só redução de apetite que pode estar afetando isso caso um câncer de pâncreas esteja envolvido.

Perda de peso causada por câncer, também conhecida como caquexia, muda a maneira que o corpo usa calorias e proteínas. Mais calorias do que o normal são queimadas, o corpo começa a quebrar proteína muscular e a suprimir o apetite.

Tumores no pâncreas a também liberam citocinas no sangue que podem fazer o corpo queimar mais calorias do que repõe. Se você perdeu mais de 5% do seu peso dentro de seis meses sem motivo claro, é melhor ir ao médico.

8. Diagnóstico de diabetes

Devido ao pâncreas ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, não é incomum que o câncer nos primeiros estágios possa causar ineficiência na produção de insulina.

Se isso estiver ocorrendo, você provavelmente vai começar a apresentar sintomas de diabetes, como fadiga, urina frequente e urgente, problemas de visão e dormência nas extremidades. Certamente nem todos os casos de diabetes são ligados a câncer de pâncreas, mas ocorrência rápida e inexplicável pode fazer seu médico querer realizar exames adicionais.

Adicionalmente, pessoas com casos conhecidos de diabetes têm elevado risco de desenvolver câncer de pâncreas em algum momento de suas vidas.

9. Náusea e vômito

 

O pâncreas também é responsável pela criação de enzimas digestivas que ajudam a processar as comidas apropriadamente. A digestão é interrompida quando o câncer invade o pâncreas, levando a desconforto ao comer devido ao crescimento excessivo de bactérias no trato inferior do sistema digestivo.

Tumores também podem pressionar o estômago e bloquear parcialmente de forma que a comida não passe como deveria. Todo esse problema digestivo provavelmente vem acompanhado de náuseas e vômitos, ou no mínimo azia e refluxo gástrico.

10. Dermatite

Dermatite é simplesmente quando você tem partes secas e desidratadas da pele, normalmente com coceiras, e pode ser causada por diversos motivos. O tipo de dermatite causada por câncer de pâncreas é chamada de dermatite eczematosa, mas só pode ser diagnosticada caso tratamentos tópicos não funcionem.

Dermatite persistente pode ser uma das primeiras indicações físicas de câncer de pâncreas, mas seu médico não irá associar imediatamente a não ser que você tenha outros sintomas desta lista.

Causas não cancerígenas de dermatite incluem dieta ruim, produtos cosméticos e de limpeza, então caso aconteça contigo, é melhor investigar imediatamente caso você suspeite que tenha a ver com câncer. Assim seu médico pode eliminar logo essas causas da lista e você pode ser diagnosticado muito mais cedo.

11. Mal-estar

Finalmente, uma sensação geral de mal-estar ou indisposição não deve ser ignorada. Câncer de pâncreas quase sempre começa com sintomas vagos, e mesmo que a maioria de nós acabe indo ao médico por nada, é melhor prevenir do que remediar.

Quanto mais distintos seus sintomas se tornam, menor as chances do tratamento contra o câncer ter sucesso. Se você tem se sentido mal por semanas sem razão aparente, vá logo ao médico.

Sponsored Links

Câncer de pâncreas é realmente uma das formas mais assustadoras de uma grande doença. Mas esperamos que você não tenha se assustado, mas sim ficado melhor preparado para o caso de algo estranho acontecer com seu corpo.

Qualquer um dos sintomas acima pode não ter relação com câncer se aparecer sozinho, mas se você tiver mais de um, a ida ao médico pode valer muito a pena.

Um diagnóstico de câncer de pâncreas é o pior cenário possível disso, já que é mais provável que seja alguma outra coisa – algo que também provavelmente deve ser tratado o quanto antes, porque você merece se sentir saudável.

Advertisements

Related Articles

Comments