Advertisements

8 Melhores Alimentos Para Artrite

Advertisements

Sponsored Links

Artrite é uma condição caracterizada por dor, inchaço e rigidez das articulações. Tem a reputação de ser doença de velhos, mas de fato pode afetar pessoas de qualquer idade. Se você tem artrite, você entende o quanto pode ser doloroso. Alguns dias você tem rigidez e dores nas juntas, mas crises podem ser tão agonizantes que você nem sequer consegue sair da cama.

Há vários tipos de artrites, mas dois são mais comuns do que outros. Osteoartrite (artrose) se desenvolve em articulações que são usadas demais. Esforços repetitivos causados por certas profissões ou esportes podem ser a causa.

Artrite reumatoide é uma doença autoimune onde seu sistema imunológico começa a atacar suas articulações (sério, o que foi que você fez para causar esse motim?). Outras formas menos comuns incluem gota, fibromialgia e artrite psoriática.

Se você tem artrite, independentemente do tipo, a gente aposta que você faria qualquer coisa para evitar uma crise. Felizmente, vários alimentos podem reduzir as inflamações vinculadas à artrite e aliviar aquela sensação de desgaste e de dor intensa.

8. Peixes Gordurosos

Sabe-se que Ômega 3 possui efeitos anti-inflamatórios, e é isso que você deve querer quando a artrite está atacando.

Certos peixes como sardinhas, cavala, salmão e truta possuem níveis especialmente altos de ômega 3 e adicioná-los à dieta pode ser muito benéfico. Peixes em geral são ricos em vitamina D, e alguns estudos apontam que artrite reumatoide está relacionada a baixos níveis disso.

Não precisa de muito, basta duas porções por semana para proporcionar as propriedades anti-inflamatórias, mas você não precisa se limitar a isso se gostar de peixe, por exemplo.

Se você é daqueles que acham que peixe é nojento e tem gosto ruim, suplementos são uma boa alternativa. Você pode sofrer menos de rigidez matinal, menor intensidade de dores e redução da necessidade de medicamentos.

7. Alho

Nesse caso vamos tratar como uma dupla, pois é importante frisar de que não dá para simplesmente usar estes dois temperos como se fossem um lanche. Por outro lado, são ingredientes extremamente versáteis para diversas refeições.

Eles inclusive combinam muito. Alho tem um forte efeito anti-inflamatório que acompanha seu forte sabor. Pode até melhorar a habilidade de certas células para fortalecer o sistema imunológico e reduzir alguns marcadores de inflamação da artrite.

6. Gengibre

Gengibre possui efeitos similares. Pode ser consumido como chá, sopa ou fritada, e até fresco, em pó ou seco. Os componentes do gengibre (mais de 200) parecem funcionar em conjunto para bloquear a produção de substâncias que causam inflamações no corpo. Ambos os ingredientes combinam muito com a nossa próxima sugestão.

5. Brócolis

Vegetais crucíferos como brócolis estão associados à redução de inflamações, mas particularmente o brócolis tem outro componente que pode reduzir as dores de sua artrite.

Sponsored Links

Sulforafano bloqueia a formação de um tipo específico de célula que age no desenvolvimento de artrite reumatoide. Também limita a produção de marcadores inflamatórios e pode assim desacelerar o progresso da doença.

Outros vegetais crucíferos como couve de Bruxelas e repolho também contêm sulforafano, mas também têm gosto menos agradável. Se você é novo no mundo dos vegetais crucíferos, é melhor começar devagar, já que também são muito famosos pela formação de gases.

4. Noz-moscada

Noz-moscada é outro alimento rico em ômega 3 e assim pode ser bom para reduzir inflamações. Este lanche prático também é rico em nutrientes e oferece vários outros compostos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Uma análise de 13 estudos individuais chegou à conclusão de que comer noz-moscada ajuda nesta situação.

Adicionalmente, noz-moscada contém muita fibra, antioxidantes e gorduras insaturadas para oferecer benefícios protetores do coração. É importante, pois pessoas com artrite reumatoide, psoriática e gota possuem um elevado risco de doenças cardíacas. Coma um punhado por dia, mas não exagere, pois são ricos em calorias.

3. Berries

Berries são ótimas devido a conterem muitas vitaminas, minerais e antioxidantes em quase todas as variedades disponíveis. Berries também são ricas em dois compostos que são pesos pesados na hora de reduzir inflamações: quercetina e rutina. Juntas elas bloqueiam os processos que causam inchaço doloroso.

Uma dieta rica em berries pode reduzir as chances de desenvolver níveis elevados de marcadores inflamatórios no sangue em até 14%. Curta do tipo que você preferir. Morangos, blackberries, raspberries e blueberries, qualquer opção traz os benefícios.

2. Espinafre

Nós sabemos que nem todo mundo come espinafre… Mas deveria! Aquele sabor distinto é na verdade um indicador de que o espinafre, assim como outras folhas verdes, é simplesmente cheio de nutrientes. O bom é que você consegue ingerir o necessário sem precisar comer muito. Só que não para por aí.

Espinafre é particularmente rico em kaempferol, que é conhecido por reduzir o desconforto causado por agentes inflamatórios associados à artrite reumatoide. Pode até reduzir ou prevenir o progresso de osteoartrite.

Mais estudos são necessários, mas já que o espinafre também aumenta a produção de hemácias, reduz o risco de câncer, previne danos causados por radicais livres, desintoxica metais pesados e ajuda a combater infecções, você deveria comer de qualquer forma.

1. Uvas

Uvas são outra fruta que oferece uma boa dose de antioxidantes junto de propriedades anti-inflamatórias.

Em um estudo, uma dose diária de farinha de uva equivalente a 1 ½ xícaras de uvas frescas reduziu os marcadores inflamatórios no sangue dos participantes. Uvas também contêm um composto meio que trava línguas chamado proantocianidina, que também reduz inflamações.

Uvas roxas em particular contêm resveratrol, um antioxidante que pode ajudar a prevenir o engrossamento das articulações que ocorre na artrite. Boas notícias: vinho tinto também contém resveratrol! É melhor consultar seu médico primeiro, mas suspeitamos que uma pequena taça de vinho também pode ajudar a diminuir o sofrimento das dores causadas pela artrite.

Sponsored Links

Enquanto não há dieta que leve à total cura da artrite – realmente não há nenhum tipo de tratamento que leve a isso ainda – está claro que dar um pouco mais de atenção ao que você come pode dar uma boa reduzida no seu sofrimento.

Combinado com o tratamento tradicional sugerido por seu médico, nós te encorajamos a incluir os alimentos desta lista em sua dieta. Não são apenas saudáveis e nutritivos, mas também reduzem suas dores de artrite e consequentemente a dependência de medicação.

Advertisements

Related Articles

Comments