Advertisements

12 Alimentos Que Você Não Sabia Que Podem Te Matar

Advertisements

Sponsored Links

Alimentos são necessários para nossa sobrevivência. Várias datas comemorativas e diversas memórias estão acompanhadas por comidas. Esteja você curtindo uma comidinha do dia a dia ou saindo para comer fora, sempre tem alguma comida nova para descobrir.

Entretanto, nem tudo que comemos deveria ser comido. Esta lista trata de comidas comuns que possuem partes tóxicas, outras que são tóxicas se não forem preparadas corretamente, além de algumas que você pode encontrar durante viagens.

E ainda, falaremos da que mais mata nos Estados Unidos!

Bom appetit!

12. Noz-moscada

Noz-moscada é uma especiaria popular advinda do Caribe e Indonésia. O núcleo da semente é noz-moscada. Noz-moscada adiciona um toque doce bem característico do dia de ação de graças à comida.

Também é um alucinógeno. Uma colher de chá de noz-moscada crua causa elevação de batimentos cardíacos, náusea e vômito. Dica: na maioria das vezes, a noz-moscada em sua prateleira de temperos não está crua.

É raramente fatal, mas você pode acabar morrendo, pois os sintomas irão durar alguns dias.

11. Cogumelos

A maioria das pessoas sabe que é melhor evitar comer cogumelos. Caso você não saiba, cogumelos podem ser incrivelmente tóxicos e até mesmo experts podem confundir um cogumelo tóxico com um não tóxico.

Nem todos os cogumelos venenosos possuem coloração chamativa. Os sintomas incluem danos aos rins, náusea, vômito, cólicas e diarreia.

Alguns cogumelos são fatais e foram apontados como o agente de óbito em várias mortes incluindo o imperador Cláudio, um czar e um papa. Você normalmente estará seguro comprando cogumelos de uma loja.

10. Feijão Vermelho

Quem sabia que feijões vermelhos poderiam ser tóxicos? Acontece que eles contêm uma glicoproteína chamada lectina. Esta proteína mata células de seu estômago, o que pode levar a causar náusea extrema, diarreia e vômito.

É bem fácil evitar intoxicação por feijão vermelho. Se estiver usando feijões secos, deixe em banho-maria por pelo menos 5 horas. Isso é especialmente importante se você for cozinhar em fogo baixo.

9. Maçãs

A bruxa má estava no caminho certo na história A Branca de Neve. Maçãs naturalmente contém cianeto, uma substância muito tóxica. O cianeto está nas maçãs, então é melhor nem chegar perto delas.

É preciso de um monte de sementes para te intoxicar, mas vale a pena arriscar?

Um problema mais sério é que os pesticidas ficam na pele da maçã e acabam entrando durante a colheita. Lave bem a fruta e remova todas as substâncias da superfície para obter um melhor resultado.

8. Baiacu

Se estiver viajando para o Japão, você certamente encontrará várias comidas diferentes. Uma delas é fugu. Este baiacu pode causar paralisia ou até morte se não for preparado apropriadamente.

O fígado e órgãos internos são extremamente tóxicos. Alguns chefs deixam somente um pouquinho de fígado para poder causar uma sensação de formigamento em sua língua. Muito disso pode te matar!

Sintomas variam de formigamento a parada respiratória. É possível encontrar fugu envenenado em outros países – é melhor prestar atenção em de qual oceano o peixe veio!

7. Mel

Mel não pasteurizado pode conter alcaloides pirrolizidínicos se as abelhas tiverem coletado néctar de plantas erradas. Isso pode levar a cirrose e câncer do fígado. A pasteurização elimina estas substâncias.

Outro problema com mel é botulismo. Botulismo é extremamente fatal em pequenas doses, mas os níveis no mel são tão pequenos que adultos saudáveis podem comer.

Sponsored Links

Crianças abaixo de um ano nunca devem comer mel ou produtos que o contenham. Aquecer o mel também não ajuda.

6. Coentro

O que pode ser fatal no coentro? Crocante, cheio de água, sabor forte para contrastar com o queijo…

Bem, acontece que você pode encontrar mais de 64 substâncias químicas no coentro. Com o crescimento da planta, ela absorve muita água do chão, sendo que essa água pode conter uma grande variedade de pesticidas.

Independentemente de suas crenças sobre a ciência por trás da segurança de pesticidas, você pode simplesmente optar por comprar coentro orgânico.

5. Blueberries

Outra coisa que carrega muitos resíduos de pesticidas e fertilizantes são as berries. Já que são delicadas e populares dentre insetos, os fazendeiros tendem a usar um monte de pesticidas e fertilizantes para garantir a produção que o mercado demanda.

Blueberries contêm 52 tipos diferentes de pesticidas que são suspeitos ou conhecidos por sua associação com danos a pessoas e ao ambiente.

Estranhamente, se você comprar berries congeladas, o nível de pesticidas é muito menor. Se quiser comer berries, compre congeladas.

4. Fruta Ackee

Se você gostaria de experimentar o “Vômito da Jamaica”, basta comer um pedaço de fruta ackee verde ou madura demais.

O fruto nacional da Jamaica tem vínculo com lichia. Ackee é rica em gorduras saudáveis, uma grande variedade de vitaminas e possui poucas calorias. O gosto é descrito como amanteigado e similar a palmito.

O problema é que as sementes, além da fruta verde ou madura demais, são tóxicas. Os efeitos colaterais de comer a fruta sem o preparo adequado podem causar convulsões e hipoglicemia fatal.

3. Castanha do Pará

Castanhas do Pará são ricas em selênio, um elemento que seu corpo precisa. Selênio pode prevenir certos cânceres e doenças cardíacas, pode melhorar funções cerebrais e auxiliar a tireoide. Pouquíssimas pessoas possuem deficiência de selênio.

Selênio demais pode causar várias condições, desde mau hálito a náusea e falência cardíaca. Devido aos altos índices de selênio nas castanhas do Pará, é melhor limitar o consumo a duas por dia.

2. Casu Marzu 

Casu marzu (queijo podre) é um queijo italiano ilegal. Feito de leite de cabra, o queijo é então infestado com larvas. Quando as larvas comem e excretam, causam uma textura suave e um sabor forte.

Se os insetos morrerem, o queijo estraga, então você precisa comer o queijo com as larvas vivas (aficionados recomendam que você feche os olhos).

Você também precisa mastigar o suficiente para matar as criaturas, senão elas podem acabar se instalando em seus intestinos.

1. Fast Food

Esta invenção americana faz um papel importante nas duas principais comidas assassinas de americanos. Fast food foi feita para ter gosto bom e criar vício ao alto índice de gordura, altas calorias, e alto nível de processamento de comidas baratas.

Fast food está ligada diretamente a colesterol alto, diabetes e obesidade que levam a doenças cardíacas. Alguns cânceres também estão vinculados a conservantes e processamentos de fast food.

Evitar essas comidas que são tão convenientes quanto potencialmente fatais pode salvar sua vida!

Conclusão

Sponsored Links

John Leroy Atwell resumiu os perigos no poema Some Little Bug.

Nos dias de indigestão
Normalmente a questão
É o que comer e o que evitar;
Porque cada micróbio e cada bacilo
Tem uma forma de nos matar,
E eventualmente nos consumir.
Há germes de todos os tipos
Em todas as comidas que se podem encontrar
No mercado ou na feira.
Beber água também pode matar
Tanto quanto o fatal whisky,
E às vezes é fatal até respirar.

Então pense antes de comer!

Advertisements

Related Articles

Comments