Advertisements

10 comidas para nunca mais comprar

Advertisements

Sponsored Links

Infelizmente, muitos dos alimentos que você encontra no supermercado não deveriam ir parar em seu carrinho. Há diversas razões para isso: comidas mascaradas como saudáveis podem ser o contrário, comidas de conveniência cobram um preço alto demais pelo benefício que oferecem.

Outros produtos são terríveis para o ambiente. Aqui estão dez itens que você deveria riscar permanentemente de sua lista de compras.

1. Carnes defumadas e processadas

Carnes processadas são drasticamente ruins para a saúde. São preservadas através de químicas conhecidas como nitratos ou nitritos, que o corpo transforma em compostos que causam câncer.

Outros aditivos, notavelmente sódio, fazem papel importante para pressão alta e enxaquecas. Sem mencionar as gorduras entupidoras de artérias. Regulamentações permitem que carnes como salsichas e calabresas possuam até 50% de gordura por peso.

2. Itens do tipo “Blueberry”

Blueberries são, de forma justa, consideradas um super alimento, já que os nutrientes que vêm nelas oferecem vários benefícios à saúde, incluindo redução de risco de câncer.

Mas só porque um produto diz “blueberry” no rótulo não quer dizer que realmente contém. De cereais para café da manhã até barras de granola e muffins, você provavelmente vai descobrir que são feitas com aroma artificial de blueberry, ao invés da fruta em si. Compre as próprias blueberries para adicionar um sabor às comidas que precisarem.

3. Comidas light

Com o passar dos anos, fomos treinados para considerar gordura como ruim. Nos disseram que é a principal causa de obesidade e doenças relacionadas a isso. Entretanto, isso não é totalmente verdade.

Todos precisamos de gorduras na dieta, e certas gorduras “boas” são absolutamente críticas para facilitar os processos do corpo. Quando as fábricas de alimentos removem a gordura de um produto, elas adicionam um montão de açúcar no lugar para deixar a comida com gosto bom.

A ciência está hoje mostrando que o açúcar é o vilão da história, então é melhor escolher as versões com gordura e simplesmente se preocupar com a quantidade que você come.

4. Chá engarrafado e em pó

Tanto os chás engarrafados custam mais do que os de saquinho como também vêm com muito mais açúcar do que você usaria em casa.

Verifique o rótulo daquele chá engarrafado (ou enlatado) que você adora – pode conter mais açúcar do que refrigerantes ou um pedaço de torta. A mistura em pó pode até listar açúcar como ingrediente principal ao invés de chá!

Faça seu chá em casa para desfrutar dos benefícios e economizar dinheiro ao mesmo tempo. Não há limites para a variedade que você pode criar, basta combinar diversos saquinhos, usar mel ou suco de fruta no lugar do açúcar e adicionar limão ou menta.

5. Molhos de tomate

Há dois problemas com o molho de tomate comprador nas lojas. Primeiro, custa muito mais do que os ingredientes utilizados. Segundo, normalmente vem sobrecarregado com açúcar e sal.

Por bem menos dinheiro e só um pouco mais de tempo, você pode fazer seu próprio molho em casa e provavelmente desfrutar ainda mais. Há tomates por todo canto e são muito baratos, então por que não perder um dia fazendo e congelando molho você mesmo?

Só precisa de tomates esmagados, alguns vegetais, um pouco de vinho (se quiser), sal e pimenta, ervas de sua escolha e um pouquinho de açúcar. Se desejar, adicione seus vegetais favoritos, como cebola, pimentão, cogumelos ou cenoura. Misture tudo e deixe ferver por uma hora. Você pode deixar em pedaços ou passar no liquidificador antes de armazenar.

Sponsored Links

6. Peixes ricos em mercúrio

Comer peixes ricos em mercúrio é a principal causa de exposição a mercúrio em humanos.

Mercúrio é despejado no ambiente por indústrias que consomem carvão, e então passam pelo ar e chegam às regiões de água onde os peixes vivem. Pequenos peixes absorvem ou ingerem, e então são comidos por peixes maiores, aumentando a concentração de mercúrio no processo.

Assim, peixes maiores e predadores são mais perigosos. É melhor evitar (ou pelo menos limitar) o consumo de carapau, espadim, tubarão, peixe-espada e atum.

7. Energéticos

É totalmente compreensível que você precise de uma energia a mais de manhã ou no meio da tarde.

Mas vale muito mais a pena consumir cafeína através de café ou chá do que por um energético. Primeiro, estas bebidas trazem uma quantidade insana de açúcar com a cafeína, mas o que é pior, estão associadas a vários ataques cardíacos, convulsões e mortes.

O risco definitivamente não compensa, especialmente quando tanto café como chá podem trazer vários outros benefícios além da energia.

8. Comidas sem glúten

A não ser que você realmente tenha sido diagnosticado com doença celíaca ou intolerância a glúten, não há razão para comprar alimentos sem glúten. Não são necessariamente mais saudáveis do que comidas comuns, já que continuam contendo ingredientes artificiais e um monte de açúcar para compensar.

Você também estará evitando as fibras e vitaminas que fortificam muitos produtos regulares, então algo precisa ser feito para compensar isso. Ainda por cima, você estará gastando o dobro na versão sem glúten. Não é uma boa escolha a não ser que sua saúde não permita.

9. Água engarrafada

Água engarrafada é uma compra ruim por vários motivos. Primeiro de tudo, é muito caro comparado ao que você paga pela água residencial, e também não é necessariamente de melhor qualidade. Muitas empresas usam a água da mesma fonte municipal que a sua casa.

Água engarrafada também é terrível para o ambiente – fabricar e transportar as garrafas consomem muito combustível fóssil, e toneladas de plástico acabam indo para os oceanos todos os anos.

Mesmo sem o custo de um filtro residencial, você ainda sairá na frente financeiramente se você optar por uma garrafa reutilizável, além de estar fazendo um favor ao meio ambiente.

10. Carnes empanadas

Pode ser muito conveniente comprar carnes empanadas, mas você certamente estará pagando caro pelos minutos que estará economizando.

Realmente não leva quase tempo nenhum preparar bifes, e você ainda tem o bônus de temperar criativamente. Se ainda assim você preferir ser preguiçoso com isso, é bom saber que há evidências que empanados contêm mais E. coli do que carnes moídas. A maioria dos recalls de carne foram por empanados congelados.

Sponsored Links

Então seja pela sua própria saúde ou pelo bem do planeta, tente cortar estes 10 itens de sua lista de compras. É ótimo fazer compras saudáveis, e é muito frustrante ser enganado por produtos mentirosos.

Alimentos integrais e naturais, feitos em casa, podem ser excelentes quanto a isso – e não tem como serem mascarados como algo que não são.

Advertisements

Related Articles

Comments